Projeto Agenda | Produzir Material Circulante Ferroviário em Portugal
Entidade Beneficiária: Fibrauto, Lda.
Data de Início: 01/01/2022
Data de Conclusão: 31/12/2025
Líder do Consórcio: SERMEC II - Indústria, Comércio e Serviços, S.A.
Custo total elegível: 55.780.497,55 €
Apoio financeiro público nacional: 4.632.133,25 €
Objetivo Principal
A Agenda Produzir Material Circulante Ferroviário em Portugal propõe revitalizar o setor ferroviário português com o fabrico de material circulante.
Síntese do Projeto
genda Produzir Material Circulante Ferroviário em Portugal visa contribuir para a diversificação e complexificação da estrutura produtiva e do perfil de especialização da economia portuguesa.
Para tal, propõe-se, através da integração horizontal de várias empresas especializadas em diferentes áreas de especialização e apoiadas por um amplo consórcio nacional, desenvolver a construção de 3 tipos de carruagens para produzir um inovador e altamente necessário “Comboios de Portugal”. Assim, através da promoção da investigação, da inovação empresarial e da cooperação, pretende-se dotar a indústria nacional para dar resposta à crescente procura no setor ferroviário.
Desta forma, o presente Pacto de Inovação está alinhado com os compromissos da União Europeia relacionados com as políticas de mobilidade e com as mudanças na estratégia de transportes que estão a ocorrer em todo o mundo.